PNM Chico Mendes
RJ

estatísticas da área

Espécies registradas::
94
Espécies com foto:
90
Espécies com som:
23
Total de registros:
489
Total de fotos:
451
Total de sons:
38

primeiros registros fotográficos

maracanã-pequena
Claudia Peixoto
sabiá-coleira
Lauro Pereira
jacupemba
Fabiana M. Silva
jandaia-verdadeira
Victor E. Santos
caneleiro-preto
Angelica Szirovicza

primeiros registros sonoros

garrinchão-pai-avô
Marcello Coimbra
guaracava-de-barriga-amarela
Marcello Coimbra
sanã-castanha
Marcello Coimbra
jaçanã
Bernardo Fragoso
figuinha-de-rabo-castanho
Bernardo Fragoso
Áreas de Observação

Parque Natural Municipal Chico Mendes

Descrição sucinta da área…

O Parque Ecológico Chico Mendes, ou Parque Natural Municipal Chico Mendes (PNMCM), é uma unidade de conservação pública situada no Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foi assim batizado em homenagem ao líder seringueiro assassinado no Acre, em 1988.

Inaugurado em 1989, com o intuito de preservar a Lagoinha das Tachas e cercanias – habitat de espécies animais e vegetais raras e ameaçadas –, é uma das poucas áreas da cidade onde ainda se podem avistar alagados e restingas quase intactos. Bromélias, ingás, pitangueiras e répteis estão entre as principais atrações florísticas e faunísticas.

Com uma área de 43 hectares, o parque dispõe de salas de exposições de animais, biblioteca, auditório, mesas para jogos, trilhas para caminhadas, bancos e estacionamento.

Foi recuperado recentemente pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), e encontra-se sob administração da Fundação RioZoo.

FAUNA E FLORA DO PARQUE CHICO MENDES

É bastante comum no Parque a presença da clúsia ou cebola-da-Praia e árvores como a aroeira e a pitanga. Estas duas últimas espécies, importante alimento para sanhaços, tiês e saíras.

A figueira-vermelha, espécie de Mata Atlântica, é encontrada no Parque Chico Mendes e serve de alimento para preguiças, morcegos e várias aves. A figueira-vermelha é uma árvore frondosa e utiliza raízes adaptadas que se fixam no solo arenoso.

Além do jacaré, o Parque é um local rico em lagartos tais como o teiú, o ameiva e o calango. Estes animais são fáceis de serem observados pois deixam marcas na areia quando estão se deslocando de um lado para outro. Dentre os mamíferos podemos observar, além da preguiça, o gambá e a capivara. As restingas de um modo em geral são pobres em mamíferos, mas alguns deles deixam marcas no solo (pegadas, rastros e fezes).

O Parque Chico Mendes é rico em avifauna, já tendo sido observadas cerca de 120 espécies. Galinha d’água, frango d’água, jaçanã ou cafezinho, sabiás, tiê-sangue, rolinha-da-restinga e uma infinidade de passarinhos podem ser vistos e/ou ouvidos em uma visita ao Parque.

No Parque Chico Mendes já foram descritas cerca de 100 espécies de borboletas que são consideradas bio-indicadoras de um meio ambiente saudável. A borboleta-da-praia, por exemplo, pode ser observada atualmente com bastante frequência no Parque. Ela tem hábito solitário e põe somente um ovo, que leva aproximadamente 3 dias para eclodir. As lagartas alimentam-se das folhas da “Jarrinha” e os adultos de néctar das flores e de frutas.

As formações florestais típicas do Parque Natural Municipal Chico Mendes são do tipo: Mata ciliar (20 a 25 metros de altura); Mata de galeria, inundável e não inundável (20 a 30 metros de altura).

Localiza-se na avenida Jarbas de Carvalho, Recreio dos Bandeirantes, entre as avenidas das Américas e Lúcio Costa, no Pontal de Sernambetiba. A entrada é franca, e encontra-se aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (ou, durante o horário de verão, até as 18h).

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências